Kelly Brasil

Sobre Kelly

KELLY BRASIL, parteira, graduada em Direito, mestre em Filosofia Contemporânea,  instrutora de yoga para gestantes, consultora em planejamento de parto, amamentação e cuidados naturais com gestante e bebês, educadora perinatal, educadora sexual, renascedora, Reikiana, leitora de aura, terapeuta corporal, facilitadora da Roda de Casais Grávidos, facilitadora de oficinas de preparação para o parto, de cursos de formação de doulas, de meditações em grupo, de grupos de mulheres para estudos do Sagrado Feminino, de vivências de sexualidade e autonomia do prazer feminino, vivências de ginecologia natural, de grupos de estudos de H’oponopono, voluntária no CHAMA (Centro Humanitário de Amparo à Maternidade), estudiosa e autodidata em física quântica, neurociências e reprogramação vibracional, atua na assistência ao parto, nas terapias e facilitações de grupos desde 2007.

COMO COMECEI: tudo começou a partir da minha própria experiência de gestação e parto no ano de 2006, meu parto foi uma experiência profundamente transformadora, que me despertou para a busca da espiritualidade, autoconhecimento e para, na prática, ajudar outras mulheres a terem experiências tão incríveis quanto a minha! Então, timidademente, comecei a doular voluntariamente algumas amigas, fiz minha primeira formação de doula em 2008, comecei a atuar como doula profissional, comecei a conduzir rodas de casais, participar de eventos e estudar muito! Logo percebi que meu propósito estava para além da função de doula e descobri que eu nasci parteira.  Muitas vezes, aconteceu de eu estar na função de doula, a médica fazer uma avaliação e sair para tomar um café alegando que o momento do nascimento ainda demoraria e assim, curiosamente, muitos bebês chegaram nas minhas mãos, de forma não planejada (conscientemente, pelo menos). Então eu entendi que se eu era parteira, eu precisava me capacitar e foi aí que me vi numa encruzilhada: fazer uma graduação em enfermegem ou fazer uma formação extra-acadêmica de parteira na Tradição. Meu coração me levou para a segunda opção e em 2013 concluí minha formação de parteira e comecei a atuar oficialmente como tal, encerrando meu ciclo como doula e saindo do ambiente hospitalar para atender somente partos domiciliares!

Na altura em que tudo começou, eu era professora universitária e dava aulas de Filosofia do Direito, entre outras disciplinas. Geralmente, as pessoas demonstram espanto e curiosidade, apontando minha transição profissional como uma mudança radical, mas eu sempre respondo que, se você pensar bem, não é tão radical assim, pois enquanto professora de filosofia, eu lidava com as questões da vida humana numa perspectiva teórica; e, enquanto, parteira, eu lido com a vida numa perspectiva prática, intensa e muito emocionante! Assim, o humano e suas circunstâncias seguem sempre me encantando  e me movendo!

 

FRASE QUE SEMPRE REPITO: “O parto antecede, atravessa e transcende a ciência da obstetrícia”. E o que quero dizer com isso é que acredito firmemente que toda parteira deve realmente validar, estudar e pautar sua conduta na ciência da obstetrícia. Ao contrário do que, em princípio, muitas pessoas alegam, a parteria tradicional não nega o conhecimento acadêmico, apenas não se limita a ele, ampliando a compreensão do parto e nascimento às suas perspectivas sutis, não palpáveis e impossíveis de serem cientificamente sistematizadas e comprovadas, mas que não deixam de ser reais. Assim, a parteria tradicional, antecede, atravessa e transcende a ciência, no sentido de que se fundamenta numa compreensão holística que abarca aspectos da ancestralidade, da espiritualidade, do fluxo energético e de uma compreensão da vida humana, seus eventos e circunstâncias como algo cosmicamente entrelaçado.

PORQUE ME INTEGREI AO I’MEMBY: porque acredito na força das redes, da união, porque amo e confio completamente nas minhas irmãs de alma que encontrei nesta vida e sei que juntas somos mais fortes na realização de nossos propósitos!

Copyright © 2021 Instituto Gayatrispa. Todos os Direitos Reservados